The Walt Disney Company (NYSE: DIS), também conhecida com simplesmente Disney, é o maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta, conhecido por seus produtos favoráveis à família. Fundada em 16 de Outubro de 1923, pelos irmãos Walt Disney e Roy Disney como um estúdio de animação, tornou-se um dos maiores estúdios de Hollywood e o proprietário e licenciante de onze parques temáticos e várias redes de televisão, como a ABC e a ESPN, além de recentemente ter adquirido a Marvel Entertainment por 4 bilhões de dólares. A sede corporativa de Disney e suas instalações de produção primária estão localizadas no The Walt Disney Studios em Burbank, Califórnia. A empresa é parte do Dow Jones Industrial Average desde 6 de Maio de 1991. Mickey Mouse é o mascote oficial da The Walt Disney Company.
Fundada em 16 de Outubro de 1923 por Walter Elias Disney e seu irmão Roy Oliver Disney como um estúdio de animação, é hoje a maior empresa de mídia e entretenimento do mundo. O quartel-general administrativo da empresa estão localizados em Burbank e Los Angeles. O conjunto de prédios administrativos em Burbank chama-se Disney Team. A Disney teve lucros de US$ 31 bilhões em 2006.
Seus estúdios de filmes incluem a Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Films, Dimension Films, Disneynature e mais recentemente, a Pixar. Desde 1996, a Disney também é dona da American Broadcasting Company (ABC), a maior rede de televisão dos Estados Unidos - e também controla o Disney Channel o Jetix e a família de canais de esporte ESPN. A divisão musical da empresa inclui a Walt Disney Records, Mammoth Records, Lyric Street Records e Hollywood Records. Também opera o Disney Vacation Club e restaurantes ESPN Zone. É dona da Hyperion Books, Disney Publishing Worldwide e Walt Disney Cruise Lines.
Complexos turísticos e parques temáticos
Por ordem cronológica de construção:
Disneyland Resort: Primeiro complexo de turismo Disney no mundo. Aberto em 17 de Julho de 1955, é constituido por 2 parques temáticos: Disneyland Park e o Disney's California Adventure. Possui 3 hotéis em sua propriedade e um complexo de vida noturna: Downtown Disney. É o único Resort que Walt Disney viu aberto.
Walt Disney World Resort: Inaugurado em 1 de Outubro de 1971 na cidade de Lake Buena Vista, na Flórida, é o maior destino turístico do mundo, com 4 parques temáticos: Magic Kingdom, EPCOT Center, Disney-Hollywood Studios, e o Disney's Animal Kingdom. Além de 2 parques aquáticos, centro de vida noturna (Downtown Disney), mais de 22 hotéis e muito mais.
Tokyo Disneyland Resort: Foi o primeiro complexo de parques a abrir fora dos Estados Unidos. É controlado pela Walt Disney Company em pareceria com a empresa OrientalLand. Possui dois parques: Tokyo Disneyland Park e o Tokyo DisneySea.
Disneyland Resort Paris: Inaugurado em 12 de Abril de 1992 na cidade de Marne-la-Vallée, perto de Paris. Possui dois parques temáticos: Disneyland Park e o Walt Disney Studios, e um centro de vida noturna: Disney Village. O Disneyland Resort Paris recebe mais visitantes do que qualquer outro ponto turístico da Europa. Possui mais visitantes do que a própria Torre Eiffel.
Hong Kong Disneyland: É controlado pela Walt Disney Company e o governo de Hong Kong. Está na ilha de Lantau, na China e foi inaugurado em 2005. Possui por enquanto apenas um parque: Hong Kong Disneyland Park e 2 hotéis.
Disney Cruise Line: Inaugurada em 1998, atualmente opera com 2 navios: Disney Wonder e Disney Magic. Os navios foram construidos na Itália, pelo estaleiro veneziano Fincantieri.
Walt Disney Studios
O negócio original de Disney era cinema. O Walt Disney Studios Entertainment, conhecido também como os estúdios de Walt Disney, inclui os filmes da Disney e os estúdios de animação. Desde 2002 foi dirigido por Dick Cook, e em 2003, todos os demais selos foram fundidos sob a marca do Buena Vista Motion Pictures Group.
Buena Vista Motion Pictures Group
Dimension Films (Pertencia até 2005)
Buena Vista Pictures Distribution
Miravista Filmes (Atua exclusivamente em produções brasileiras)
Buena Vista Home Entertainment
Media Networks
Sua unidade de comunicação por radiodifusão é centrada em torno da rede da televisão American Broadcasting (ABC), que fora adquirida na compra da o Cap Cities/ABC em 1996. O grupo incluem:
Disney-ABC Networks
ABC Television Network
ABC Entertainment
ABC Daytime
ABC News
ABC Sports
ABC Kids
ABC Studios
American Bradcasting Company Radio (72 estações nos E.U.A. incluindo Radio Disney, ESPN Radio e ABC News Radio)
Canais a Cabo:
ESPN
Disney Channel
ABC Family
Lifetime Entertainment Services
A&E Television Networks
E! Networks
Playhouse Disney
Jetix International.
SoapNET.
History Channel.
Disney XD
Disney Consumer Products
Responsavel por gerenciar todos os produtos de consumo com algum selo pertencente a Walt Disney Company.
Disney Publishing
Hyperion Books
Disney Stores
Buena Vista Games
The Baby Einstein Company
Disney Stores Worldwide
Disney Direct Marketing
The Muppet Holding Company
Disney Interactive Media Group
Responsavel por gerenciar todo conteúdo digital (websites, mundos virtuais, distribuição de conteúdo), incluindo operações de conteúdos mobile, jogos de video-game e mundos virtuais.
Disney ToonTown
Disney Club Penguin
Disney Music Group
Administrado por Chris Mountan, é responsável pelos selos fonográficos da Walt Disney Company. Os selos Disney são distribuidos pela Universal Music Group na América do Norte, pelo grupo Avex no Japão e, desde setembro de 2005, pela EMI.
Disney Music Group
Wonderland Music Company
Walt Disney Theatrical Productions
Walt Disney Theatrical Productions é uma produtora de musical ligada a The Walt Disney Company. Ela é a representação Disney na Broadway em Nova York. A companhia tem ganhado reputação com os meios de comunicação por criar performances populares e profissonais, estreiando com o aclamado Beauty and the Beast (br:A Bela e a Fera) em 1994 e mais recentemente com The Little Mermaid (br:A pequena Sereia) em 2008. A companhia é dirigida por Thomas Schumacher, e faz partes de uma das unidades da The Walt Disney Company, Walt Disney Studio Entertainment. A divisão também gerencia aDisney Live Family Entertainment, incorporando Disney on Ice e Disney Live, produzidas por Feld Entertainment.
Desenhos animados
Uma das subsidiárias de maior sucesso da empresa é seu estúdio de animação, Walt Disney Feature Animation, responsável por produzir um grande número de desenhos animados de sucesso e influentes. Os profissionais com maior destaque recebem, anualmente, o prêmio Disney Legends (Lendas Disney). Após testemunhar fracassos de renda em alguns de seus filmes animados recentes e sucessos estrelares de filmes animados por computador da Pixar, a Disney decidiu passar de seus tradicionais desenhos feitos à mão (que nos anos recentes incorporaram muito trabalho feito em computador) inteiramente para filmes animados por computador.
O último filme animado tradicionalmente produzido pela Disney foi Nem Que a Vaca Tussa/O Paraíso da Barafunda. O primeiro filme animado por computador da empresa foi "Dinossauro" . A Disney caiu em muito criticismo por esta mudança em direção, já que os fãs vêem a força de um filme na sua trama e seus personagens, não na tecnologia que é usada para produzi-lo. Além disso, ao finalizar os desenhos feitos à mão, a Disney lançou no mercado dezenas de animadores e desenhistas profissionais de ótima qualidade, que podem ser futuramente contratados por suas principais concorrentes. A Disney estava se tornando um competidor direto para a Pixar, num mercado dominado por esta última. A Disney não havia renovado seu contrato com a Pixar para lançar os filmes da Pixar sob o nome da Disney, um acordo que vinha sendo extremamente rentável para a Disney e o fim disso significaria liberdade para a Pixar fechar contrato com um estúdio competidor. Sendo assim, após um período de negociações, a Disney comprou a Pixar em Janeiro de 2006, por US$ 7,4 bilhões.
A Disney, como todo estúdio de cinema de grande porte, está inserida num modo de produção industrial e capitalista, mas conta com o diferencial de focar seus investimentos em desenhos animados, sematores, cenografia ou grandes equipamentos de foto-iluminação. O orçamento de um longa-metragem em animação deixa de lado essas funções da produção "convencional". Dessa forma, é possível compreender como os gastos podem ser economizados ou transferidos para outras áreas — por exemplo, inovações no grafismo ou na gravação da trilha sonora.
O Walt Disney Studios, o principal ponto de produção de filmes e programas da empresa na Califórnia. Um tour parcial do estúdio-satélite em Orlando, Flórida era disponível para sócios do Disney-MGM Studios até 2003.
O homem que disse não a Walt Disney
Disney veio ao Brasil em 1941, para lançar o seu filme Fantasia. Aqui recebeu diversas homenagens. Uma delas foi a exposição realizada na Associação Brasileira de Imprensa, Reunindo os desenhos de nossos melhores caricaturistas. O trabalho de J.Carlos foi o que mereceu a maior atenção de Disney.
No almoço que o Ministério de Relações Exteriores do Brasil promoveu reunindo os caricaturistas brasileiros e a equipe de Disney,este fez questão de sentar-se ao lado de J.Carlos. Naquela ocasião, convidou J.Carlos a integrar-se a sua equipe nos Estados Unidos. J.Carlos não aceitou. Depois mandou para Walt Disney o desenho de um papagaio vestido com o uniforme da Força Expedicionário Brasileira abraçado ao Pato Donald vestido de marine. Desse desenho a família J.Carlos guarda até hoje um esboço. No filme que produziu depois dessa visita Alô, amigos, Disney apresentou um novo personagem -- o Zé Carioca.
Outros Negócios
A empresa também é dona do time de hóquei Mighty Ducks of Anaheim e já foi dona do time de beisebol Anaheim Angels, que mais tarde foi vendido para o empresário Arturo Moreno. Também opera o licenciamento de produtos e vendas de produtos Disney através da Disney Store, Disney Publishing e Disney Interactive.
Histórico
A companhia que Walter Elias Disney (1901-1966) e seu irmão fundaram em 1923 era especializada em produzir filmetes de animação, usando a então recentíssima inovação do som no cinema. Com a novidade, ganhou tanto dinheiro que pôde investir em seu primeiro sonho: um filme em longa-metragem inteiramente desenhado, sobre uma temática de conto de fadas e estruturado como uma peça musical. Assim, em1937, ficou pronto "Branca de Neve e os Sete Anões". Até hoje, muito do modo de produção dos longas de animação ainda tem origem nesse filme pioneiro, como por exemplo o fato de se gravar a trilha sonora antes da execução dos desenhos, para facilitar a sincronização de áudio e imagem.
O sucesso comercial de "Branca de Neve" foi tanto, que Disney pôde investir rapidamente em outros projetos. Em duas décadas, a pequena companhia dos filmetes seria um conglomerado de mídia e um império do setor de entretenimento, atuando não só no cinema, como também na TV, rádio, produção editorial e fonográfica, parques de diversões, hotelaria, turismo, navegação, sem contar os royalties provenientes das licenças de uso dos personagens e marcas registradas Disney para todo tipo de aplicação comercial.
O carro-chefe desse sucesso financeiro foram os filmes longa-metragem de animação. Mesmo que Walt Disney continuasse produzindo centenas de curtas (usando os personagens Mickey, Donald, Pluto,Pateta, entre vários outros), documentários sobre vida selvagem e filmes com atores de carne-e-osso ("Se Meu Fusca Falasse", "Operação Cupido", entre outros), era nos sucessos de "Dumbo" (1941), "Bambi" (1942) e "A Gata Borralheira/Cinderela" (1950) que Walt Disney montava para bolear o seu negócio.
Entre 1937 e 1970, a Disney lançou 15 filmes de animação em longa-metragem. A periodicidade, então, deixava 2,2 anos, em média, de intervalo entre um lançamento e outro. No entanto, não havia freqüência exata, pois houve períodos como 1940-1942, e 1950-1953, com quatro lançamentos de longas em cada, e longos recessos sem lançamentos como em 1942-1950, 1963-1968 e 1970-1977.
Com esses intervalos de sete ou oito anos, a produção seguia inconstante. Só que não podia ser acelerada, pois dependia do capital para investimento que provinha da renda de cada filme — e esta dependia tanto da recepção do filme pelo público quanto da disponibilidade de recursos de acordo com os projetos paralelos da própria empresa. Não deve ser por acaso que os dois parques temáticos da empresa foram inaugurados justamente em épocas de recesso.
Ou seja, nessa época ainda não havia para a companhia um sistema produtivo que garantisse a renovação ininterrupta de capital para reinvestimento. Somente no final da década de 1980 é que o ritmo de produção dos estúdios consolida-se como industrial e aumenta progressivamente. O lançamento de novos filmes, que em 1987 era bienal, passa a anual em 1993, e a semestral em 1998. O Paradigma Disney foi um elemento essencial para garantir o ritmo acelerado industrial da produção dos estúdios.
Curiosidades
A Walt Disney Company é o único estúdio de Hollywood que nunca foi comprado por outra empresa.
No alto do Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom (Walt Disney World) existe uma suíte, originalmente concebida para o próprio Walt.
4% de todas as fotos tiradas nos Estados Unidos são na Walt Disney World, em Orlando, Flórida.
O ponto mais fotografado no mundo é o Castelo da Cinderela, segundo projeções da Kodak.
A Disney comprou o Estúdio de Animação Pixar em Janeiro de 2006, por cerca de 7,4 bilhões de dólares.
Houve boatos de que Walter Elias Disney teria sido congelado para que, quando a ciência descobrisse uma cura para câncer de pulmão, pudesse ressucitá-lo. Porém tal fato não é verdadeiro, pois a própria filha de Walt Disney, Diane Miller Disney, confirmou o dado de que os seus pais teriam sido cremados, e suas cinzas estariam em um cemitério em Glendale.
Existem três Complexos Turísticos Disney fora dos EUA: Em Paris, o Disneyland Resort Paris, que completou 15 anos em 2007; no Japão, o Tokyo Disneyland Resort; e o mais novo, inaugurado em 2005, o Hong Kong Disneyland.
Na entrada do Magic Kingdom (Walt Disney World - Florida), o chão está pintado de vermelho, para simular um tapete vermelho, que simboliza que todos os visitantes são especiais, estrelas do dia. Você observa também que existe uma leve inclinação (subida) na entrada desse mesmo parque, para que no início do dia quando ele chega ao parque ele faça um pequeno esforço que será recompensado na hora de ir embora, quando o visitante cansado do dia, não terá que fazer tanto esforço. Idéias de Walt Disney.
São consumidos anualmente mais de cinqüenta milhões de Coca-Cola, dez milhões de hambúrguers, sete milhões de cachorros-quentes, 3,3 milhões de quilos de batata-frita e mais de 112 mil espigas de milho.
A Disney usa a sua própria terminologia em seus parques temáticos: os clientes do parque são chamados de convidados, os empregados da Disney membros do elenco, toda área que pode ser vista ou alcançada por um cliente é chamada de palco, e áreas apenas para empregados bastidores. Membros do elenco recém contratados passam por um curso chamado Tradições na qual as quatro "chaves" principais - segurança, cortesia, eficiência e espetáculo - são ensinadas, junto de instruções como "Quando apontar algo para um convidado, sempre use dois dedos ou sua mão inteira, nunca um dedo só".
O filme Dinossauro é a primeira produção animada computadorizada dos estúdios Disney.
O filme The Lion King é considerado desde 2003 o filme mais rentavel e mais vendido de todos os tempos, hoje em 2009 é considerado o terceiro maior desenho animado da história perdendo somente paraprocurando Nemo e
Shrek 2 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário