sexta-feira, 7 de maio de 2010

O NASCIMENTO DE UMA CIDADE: CARUARÚ






“De fazenda a capital
Nasceste pernambucana
Com teu clima tropical
E esta voz tão soberana
Erguendo teu brado forte
Neste solo de beleza
És berço amado de Sul a Norte
Desta Cidade Princesa”

José Florêncio Neto (Machadinho)

CARUARÚ – PE – Fundada em 18 de maio de 1849

Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco,o mais populoso do interior do estado, localizado na região do Agreste. Devido à sua importância regional, também é conhecido por seus habitantes como Capital do Agreste.

Tem uma população residente (2008) de 298.501 habitantes, que vivem numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.

As terras que hoje constituem o município de Caruaru eram primitivamente uma fazenda de gado, pertencente à família Nunes dos Bezerros. Este nome deve-se à proximidade da fazenda com a paróquia dos Bezerros. Acredita-se que esta família descende dos primitivos concessionários das terras concedidas comosesmaria.

Com a família Nunes vivia um casal de órfãos. Um deles, José Rodrigues de Jesus, apossou-se da parte que lhe cabia na herança, estabelecendo-se no local denominado Caruaru. Ali construiu uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O povoamento da região iniciou-se no entorno desta capela. Em 1846, o Frei Euzébio de Sales, Capuchinho proveniente da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. A capelinha foi reconstruída por duas vezes, sendo a última reconstrução em 1883.

A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento local, por ser a região passagem obrigatória de transporte de gado do sertão para o litoral e de mascatesem sentido inverso.

Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da "Great Western" que ligou Caruaru ao Recife, que consolidou o desenvolvimento local. Nesta época, já era famosa a feira de Caruaru.

(Por Marcos Antonio Machrysller – Nascido em Caruarú em 25/05/1976)

Um comentário:

  1. Ei coloca os créditos da 1ª Foto para Rogério Regis
    http://www.panoramio.com/photo/11273577

    ResponderExcluir